A gigante global anunciou recentemente uma série de produtos customizados para a comunidade indiana. O Google expressou seu interesse principalmente por produtos que suportam idiomas indianos. O anúncio foi liderado pelo crescente número de usuários indianos da Internet, que buscavam estender seu alcance por todo o país.
No evento deste ano do Google para a Índia, a empresa disse que está buscando medidas para corrigir o problema. Isso aconteceu logo depois que o gigante online observou que o número de usuários de língua indiana na web deve chegar a 500 milhões antes do final de 2020. Todos os anos, o país recebe cerca de 40 milhões de usuários únicos e não apenas de áreas metropolitanas, mas o mais surpreendente das áreas rurais.
Também foi revelada a intenção de ativar os produtos dormentes que já existem, alguns deles recebendo assistência para novos idiomas.
- Mapas do Google: os indianos terão assistência de voz em hindi e inglês.
- Feed do Google: disponível em hindi e inglês e também funcionando para oferecer suporte a telugu, tâmil, bengali e marati
- Pesquisa do Google. Pode-se encontrar notícias em ambos os idiomas. Também está disponível o novo dicionário de inglês e hindi.
- Assistente do Google: agora é compatível com Marathi, sete idiomas indianos também em breve.
A empresa percebeu que a maioria dos usuários indianos da Internet hoje são falantes nativos da língua indiana. Em média, a quantidade de conteúdo online no idioma indiano é menos de 1 por cento do que está disponível hoje em inglês. Isso os levou a começar a trabalhar com editores de idiomas indianos para lançar conteúdo mais relevante em um idioma indiano.
Para fazer esse projeto funcionar, o Google lançou a ferramenta de projeto ‘Navlekha’-A que usa IA para fornecer qualquer conteúdo relacionado a PDF em idioma indiano em um texto editável para permitir que os editores criem conteúdo mais amigável para dispositivos móveis. Os escritores indianos também podem começar a monetizar seu conteúdo por meio da hospedagem gratuita na web do suporte do AdSense. Eles também receberão suporte e treinamento e obterão um domínio de página de marca.
Os smartphones são menos úteis para as pessoas quando trabalham para fornecer acesso a conteúdo relevante no idioma principal delas. É por isso que o Google considera essencial investir na expansão do número de idiomas indianos suportados por seus serviços e aplicativos existentes. Agora você pode transmitir suas notícias favoritas em fontes em hindi e em inglês, e o AI o ajudará a obter os tipos de histórias que você prefere assistir.
Além disso, a empresa pretende lançar o produto de pagamento indiano Tez para outros países, disse Caesar Sengupta, vice-presidente da Índia para usuários do Next Billion e gerente geral de pagamentos digitais.
O Google promete excelentes serviços de leitura para todos os indianos, especialmente para aqueles que não são fluentes em inglês, fornecendo bilhões de páginas on-line que parecem naturais. Embora todos esses anúncios possam parecer atrasados para falantes de indianos, o país do sul da Ásia tem a segunda maior população de usuários da Internet em todo o mundo, é apropriado que o Google atenda aos indianos em seus idiomas adequados e preste atenção ao conteúdo relevante para esses usuários.
Por Mallika Joshi