Categories: Idiomas online

Jogos online e inglês como segunda língua

Uma característica dos jogos online baseados em texto é a chance de conhecer muitas pessoas de todo o mundo e de formar amizades, laços e até mesmo de aprender mais sobre sua própria cultura por meio de outro jogador. No entanto, uma das lições mais marcantes que se pode aprender é que o jogo de RPG (Role Playing Game) textual é um lugar onde se pode aprender inglês como segunda língua. Uma vez que o inglês britânico é geralmente a principal língua de escolha para jogos de RPG, os jogadores se verão interagindo com falantes nativos e não nativos do inglês.

Como muitos americanos que jogam RPG textuais, fico constantemente surpreso ao encontrar outros em jogos online que demonstram uma alta capacidade de falar, escrever e expressar suas intenções tão bem. Claro, para aqueles que escrevem ou falam inglês como segunda língua (e às vezes uma terceira ou quarta), os jogos RPG textuais são um espaço perfeito para os jogadores criarem personagens e praticarem as habilidades linguísticas. Ao todo, o jogo de RPG textual torna-se uma comunidade mundial que une culturas e permite que os jogadores interajam e aprendam mais sobre vários elementos dentro e fora do jogo por meio de expressão escrita.

Como alguns novos usuários irão descobrir, os jogos online de RPG online são formados por jogadores que geralmente ajudam outro falante de inglês não nativo com suas habilidades no idioma. Muitas organizações geridas por jogadores têm guias e mentores. Se o jogador disser ao seu guia ou mentor que o inglês não é a primeira língua falada, o mentor o tornará conhecido para ajudar o falante não-nativo com as habilidades do idioma. O que permanece surpreendente é a disposição que os jogadores estabelecidos têm de ajudar os outros a tornar o jogo uma diversão agradável e ajudar os jogadores a aprender mais sobre a linguagem escrita (ou falada) no jogo, bem como a cultura do jogo.

Enquanto alguns que lêem isto podem ser tímidos para tentar um jogo de RPG online por causa do inglês ser a língua escolhida, eles descobrirão que muitos clãs e clãs privados são criados por outros usuários em jogos onde eles também falam línguas nativas. Embora o inglês continue sendo o idioma oficial na maioria dos MUDs, ele não impede os clãs de estabelecerem regras para onde outros idiomas são falados. Assim, os jogadores descobrirão que nunca estão realmente sozinhos porque sempre há alguém no jogo que fala uma ou mais línguas além do inglês. Além disso, alguns mentores e guias são fluentes em duas ou três outras línguas e estão dispostos a preencher a lacuna linguística. Além disso, se eles fazem amizade com alguém que fala uma língua que eles podem não conhecer, tudo o que o mentor precisa fazer é perguntar a outros personagens que possam falar a língua comum e o jogo online se torna pessoal e agradável.

Enquanto servia como mentor interno, muitas vezes descobri que minhas próprias habilidades com os idiomas francês, espanhol e italiano melhoraram se eu encontrar um personagem no jogo que fala uma dessas línguas como primeira língua. Em conversas privadas (frequentemente chamadas de TELLS in game), ajudaremos uns aos outros a superar mal-entendidos e até mesmo corrigir uns aos outros. De qualquer forma, é uma situação ganha-ganha porque o processo de aprendizagem nunca termina. O jogador melhora seu inglês e eu aprimoro minhas habilidades em outras línguas.

Eu sei que muitos que lêem isto falam inglês como primeira língua e podem ter vergonha de tentar um jogo de texto online depois de ler este ensaio. No entanto, você não deve temê-lo. Mesmo se você for um falante nativo de inglês e sentir que sua escrita é ruim ou que você não se expressa bem no texto, há muitos no jogo que ajudarão os outros. Tantos jogadores vêm de várias esferas da vida que você costuma encontrar jogadores que vão desde adolescentes a médicos, advogados, engenheiros, tecnologia da informação e outras profissões que jogam os jogos também para se divertir. Eles estão dispostos a estender a mão com revisão, habilidades de redação e até mesmo encaminhá-lo para outras pessoas que podem ajudar em determinados tópicos do jogo. A linguagem pode cruzar barreiras, ajudar a formar amizades e até mesmo nos ensinar uns sobre os outros. Este é um elemento que os RPGs textuais têm que muitos jogos gráficos não têm – e esse é um sentimento de comunidade, amizade e ajuda. Muitos jogos gráficos dependem de vários servidores, então alguns jogadores nunca saem dos confins de um servidor que é o foco de um único idioma. Se um jogador ousar entrar no mundo dos jogos online baseados em texto, ele pode descobrir que suas habilidades no idioma inglês vão melhorar e ele ou ela até mesmo ajudará falantes nativos a melhorarem suas habilidades.


Por RA Pickett

reisrobe

Share
Published by
reisrobe

Recent Posts

Aprender alemão – veja alguns conselhos úteis

Aprender alemão – veja alguns conselhos úteis

• A primeira tarefa, devemos atribuir a nós mesmos para aprender a pronúncia correta do…

8 meses ago
Aprendendo espanhol da maneira certa

Aprendendo espanhol da maneira certa

Aprender um idioma, espanhol incluído, pode ser muito fácil se você seguir os passos certos.…

8 meses ago
O que torna um idioma mais difícil ou mais fácil?

O que torna um idioma mais difícil ou mais fácil?

O que torna um idioma mais difícil ou mais fácil de aprender do que outro?…

8 meses ago

Como aprender inglês online

Sempre que desejar aprender inglês e fortalecer sua proficiência você pode facilmente fazer um tutorial…

8 meses ago
O Google aposta muito em idiomas indianos

O Google aposta muito em idiomas indianos

A gigante global anunciou recentemente uma série de produtos customizados para a comunidade indiana. O…

8 meses ago

Você sabe por que o inglês atingiu o status de língua internacional?

A maioria de vocês deve concordar com o fato de que, onde quer que vá…

8 meses ago
Rolar para cima