Categories: Idiomas online

Existem segredos para tornar o aprendizado de inglês mais fácil?

Uma vez que o inglês se tornou o idioma global, literalmente, todos que desejam avançar acima da média gerência precisam aprender a ler, falar e entendê-lo. Escrever é a mais difícil das quatro habilidades e muitos alunos nunca conseguem dominá-la. Felizmente, existem cursos online de inglês.

Minha experiência

Ensinar inglês meio que entrou no meu sangue. Até o momento, morei e trabalhei na Nigéria, China, Marrocos, Chile, Camboja e, mais recentemente, online.

Comecei a ver padrões nos alunos, mesmo que fossem de diferentes países, línguas e culturas.

Ao longo dos anos, também desenvolvi muitos materiais ESL, incluindo um Inglês Executivo para Negócios claro quando morei no Marrocos.

O outro lado do ensino de inglês é que estou morando na América do Sul e estudando espanhol. Eu cheguei ao ponto em que posso balbuciar em espanhol e as pessoas eventualmente entenderão o que eu quero – mesmo que eu tenha que dizer as mesmas coisas de quatro maneiras diferentes.

Estabeleça metas

O óbvio é “pensar em inglês”. Embora possa parecer lógico, muitos professores de ESL se esquecem de enfatizar isso com seus alunos. Quando trabalhei em Casablanca, tive uma aluna adorável chamada Laila. Continuei encorajando-a a pensar em inglês. Um dia apenas olhei para ela e disse: “Laila, você está pensando em inglês.” Ela parou e disse “Sim, mas como você sabia?”

“Eu pude ver em seus olhos.”

Cometa erros

Muitos alunos de línguas têm vergonha de cometer erros. Em Casablanca, tive um aluno mais velho que fora criado no sistema escolar francês. Lá, os alunos não abrem a boca a menos que saibam que a resposta é perfeita.

“Hajjia”, eu costumava persuadir. “Basta falar. Então poderei corrigir seus erros. Se você não falar, não há nada para eu trabalhar.” Eu nunca ganhei esse.

Quando estou trabalhando com alunos falantes de espanhol, recordo algumas frases em espanhol. Eles inevitavelmente riem e depois dizem que meu espanhol é muito claro e que, mesmo que eu cometesse muitos erros, eles ainda poderiam me entender.

Fale como um líder

Muitos alunos de línguas tagarelam em um ritmo rápido. Às vezes, presume-se que eles soarão mais como falantes nativos. Tento impedi-los logo no início.

Desacelere. Os líderes falam claramente. Não faltam exemplos disponíveis na Internet para enfatizar esse ponto.

Assim que ouvem a diferença entre líderes excepcionais e a ralé, eles geralmente falam mais claramente.

Também tento modelar a ideia de lento, claro e conciso quando falo. Muitas pessoas me disseram que entendem meu inglês, mas não de outros falantes nativos.

Fale alto

Quando eu digo aos alunos para se sentarem em frente a um espelho e falarem consigo mesmos em voz alta, eles frequentemente protestam que as pessoas vão pensar que eles são loucos. Minha resposta? “Então diga a eles que sua professora lhe disse para fazer isso, então talvez ela seja a louca.”

Este exercício permite que os alunos observem como suas bocas se movem e ouçam suas próprias palavras. Embora possa soar próximo e pessoal, realmente funciona. E eu sei como faço isso regularmente.

Tente e continue

Aprender outro idioma não é fácil. Quando vejo os anúncios afirmando que as pessoas podem aprender inglês em três semanas se se inscreverem em um curso muitas vezes caro, minha reação é bufar. Qualquer um que acredite nessa afirmação provavelmente pensa que a fada do dente e o coelhinho da Páscoa também são reais.

Uma abordagem que uso é encorajar os alunos a construir recompensas para si próprios. Se passarem no teste, podem sair para almoçar. Se eu estudar os verbos em espanhol por meia hora, pego uma taça de vinho para beber na frente do espelho.

Aprender a falar inglês não é fácil. Mas também não é aprender a falar espanhol. Trabalho pode ser uma palavra de quatro letras, mas é a única maneira de fazer as coisas.



Por Jody Hanson

reisrobe

Share
Published by
reisrobe

Recent Posts

Aprender alemão – veja alguns conselhos úteis

Aprender alemão – veja alguns conselhos úteis

• A primeira tarefa, devemos atribuir a nós mesmos para aprender a pronúncia correta do…

8 meses ago
Aprendendo espanhol da maneira certa

Aprendendo espanhol da maneira certa

Aprender um idioma, espanhol incluído, pode ser muito fácil se você seguir os passos certos.…

8 meses ago
O que torna um idioma mais difícil ou mais fácil?

O que torna um idioma mais difícil ou mais fácil?

O que torna um idioma mais difícil ou mais fácil de aprender do que outro?…

8 meses ago

Como aprender inglês online

Sempre que desejar aprender inglês e fortalecer sua proficiência você pode facilmente fazer um tutorial…

8 meses ago
O Google aposta muito em idiomas indianos

O Google aposta muito em idiomas indianos

A gigante global anunciou recentemente uma série de produtos customizados para a comunidade indiana. O…

8 meses ago

Você sabe por que o inglês atingiu o status de língua internacional?

A maioria de vocês deve concordar com o fato de que, onde quer que vá…

8 meses ago
Rolar para cima