Idiomas online

Aprendendo um novo idioma online

Há muitas maneiras de aprender um novo idioma: você pode ir morar em um país onde o idioma é falado, assistir a uma aula formal de idioma, conseguir um professor particular de idioma ou usar livros e materiais escritos. Outras maneiras de aprender uma língua estrangeira são ouvir CDs ou fitas de áudio, assistir TV, filmes e programas de vídeo, memorizar livros de frases, usar a Internet ou utilizar uma combinação de todos os itens acima.

Mas nem todos podem morar em um país estrangeiro. Falantes nativos do idioma podem não estar disponíveis. Materiais comerciais escritos ou gravados podem não estar disponíveis no idioma em que você está interessado (Cochimi, Cibemba ou Kukapa, alguém?) É verdade, muitos idiomas importantes como espanhol, francês, alemão, italiano e português transmitem programas de TV via cabo. Até mesmo coreanos, catalães, árabes e japoneses têm locais disponíveis em áreas cosmopolitas em todo o mundo; mas a vasta maioria dos milhares de línguas faladas no mundo simplesmente não se encontra fora de suas áreas locais. Então, o que um potencial poliglota deve fazer?

Uma resposta, claro, é a internet. Conecte “cursos de línguas estrangeiras” em um mecanismo de busca da internet como o Google ou o Yahoo e mais de 62 milhões de resultados aparecerão instantaneamente. Do Afrikaans ao Punjabi, do Hebraico ao Zulu, milhares de listagens estão à sua frente, a apenas um clique do mouse. Como exatamente então a internet pode ser usada para lidar com a aprendizagem de uma língua estrangeira? Comece efetivamente usando estas seis maneiras:

1. Faça uma avaliação inicial

A primeira coisa que você pode querer saber é onde você está no esquema de aprendizagem do idioma. Uma avaliação inicial das habilidades do idioma é necessária; você é um iniciante? Falso iniciante? Nível intermediário? Superior? Tomemos o inglês como segunda língua ou língua estrangeira como exemplo. Os testes de diagnóstico de proficiência em inglês são gratuitos online em:

• Teste de Inglês Geral com resultados instantâneos

http://nll.co.uk/test/english.shtml

• Parlo http://parlo.com/

(testes de diagnóstico em inglês, espanhol e francês)

• Teste intermediário superior

http://www.wordskills.com/level/caeform.html

Se você acertar acima de 80% neste teste, você deve fazer o próximo e também mostrar ao seu professor ou tutor uma cópia dos resultados.

2. Familiarize-se com as estratégias de aprendizagem de línguas

Como você aprende? Saber disso pode tornar a difícil tarefa de aprender uma língua estrangeira menos parecida com o estudo e mais parecida com uma brincadeira. Você é um aprendiz visual – espacial que gosta de imagens, desenhos, gráficos e uso extensivo de cores? Um Musical – Tipo rítmico que se beneficiaria em ter suas aulas e materiais configurados com música, ritmo ou rima? Talvez você seja do tipo atlético que teria mais sucesso com a aprendizagem por movimento, movimento, mímica ou até dança? Tocar as obras de Mozart em segundo plano durante o estudo demonstrou aprimorar o aprendizado em várias áreas. Para saber mais sobre sua maneira de aprender, visite estes sites para começar:

• Explicação dos estilos de aprendizagem [http://www2.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/ILSdir/styles.htm]

• Índice de questionário de estilos de aprendizagem

[http://www2.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/ILSdir/ilsweb.html]

• O indicador de estilo de aprendizagem dos tipos de sucesso [http://www.ttuhsc.edu/SOM/Success/LSTIntro.htm]

3. Pratique habilidades de leitura

A alfabetização é uma das habilidades compostas mais inatamente valiosas do século 21. Afinal, você está lendo ISTO agora, não é? Poucos gostariam de ser analfabetos em sua nova língua estrangeira, então a prática de habilidades de leitura é fundamental. Jornais, revistas, boletins informativos e blogs online podem fornecer a prática necessária e os materiais de aprendizagem. Confira estes sites de habilidades de compreensão de leitura:

• Como ler seu livro didático com mais eficiência

[http://www.utexas.edu/student/utlc/lrnres/handouts/1422.html]

• Aulas de leitura para auto-estudo http://www.english-to-go.com/

• Leia o artigo no seguinte endereço:

[http://www.pacificnet.net/~sperling/quiz/read1a.html]

No endereço a seguir, faça o teste para verificar seu

compreensão da passagem de leitura:

[http://www.pacificnet.net/~sperling/quiz/read1b.html]

4. Ajuda no desenvolvimento de habilidades de escuta

Considerada a mais difícil das habilidades linguísticas de desenvolver, a escuta não pode ser ensinada. Em vez disso, você deve praticar, praticar, praticar e então praticar um pouco mais. Todas as semanas, duas vezes por semana, eu passava por um vendedor ambulante no mesmo local, absolutamente sem noção do que ele estava dizendo. Eu sabia o que ele estava vendendo – apenas dei uma espiada em seus produtos. Mas suas súplicas em espanhol de rua caíram em meus ouvidos entupidos de linguagem por meses. Então, uma noite, sem aviso, aconteceu. Apenas dois dias antes, seus gritos eram a mesma calúnia incompreensível de meses. Naquela noite, entretanto, quando ele começou seu discurso de vendedor ambulante, de repente entendi cada palavra. Minhas habilidades de compreensão auditiva haviam funcionado. Por que então? Ninguém sabe. Especialmente eu, e sou um Especialista em Educação de Idiomas com pós-graduação!

Pratique suas habilidades auditivas com programas de rádio em sua língua-alvo, para variar em http://www.live365.com que tem feeds globais ao vivo 24 horas por dia em vários idiomas.

Rádio da Internet em língua estrangeira e rádio de notícias estrangeiro em 27 europeus, 4 do Oriente Médio, 9 línguas asiáticas e feeds de áudio de 19 países africanos são transmitidos em: http://www.multilingualbooks.com/online-radio.html

5. Jogar e se divertir

O vocabulário é freqüentemente referido como os blocos de construção da linguagem. O conhecimento do vocabulário é um aspecto que separa os níveis de aprendizagem do idioma. Quanto mais vocabulário você conhece, mais comunicativo você é. Aqui estão alguns sites linguísticos exclusivos que ajudam a construir sua linguagem enquanto você “joga”:

• O site do curso de língua estrangeira em:

http://www.foreignlanguagehome.com/topics/courses/index.htm

tem atividades em 27 idiomas, incluindo finlandês, mandarim e quíchua.

• No site Transparent Language você pode jogar em qualquer um dos mais de 100 idiomas, de Afrikaans a Farsi ou Guarani a Yoruba. E sim, eles também têm Zulu. Confira todas as suas listas aqui: http://www.transparent.com/games/

6. Então, que linguagem desperta sua imaginação?

Embora a seleção de cursos de idiomas, tutoriais, feeds de notícias, música e outros materiais audiovisuais online seja extensa, TODOS os idiomas do mundo simplesmente não estão disponíveis. Desculpe. Mas muitos são e veja como encontrar o seu se estiver online.

• O site de idiomas PARLO oferece cursos em inglês, espanhol, francês e italiano em:

[http://www.parlo.com/parlo21/home/courselist/courselist_en.asp]

• O EL Easton Language Institute oferece 14 idiomas online, do albanês ao japonês, do latim ao croata, russo e espanhol. O site está online em: http://eleaston.com/languages.html

• Uma infinidade de atividades de aprendizagem de idiomas para a world wide web estão online para atividades práticas da Universidade do Havaí aqui: [http://polyglot.lss.wisc.edu/lss/lang/nflrc.html]

Embora a internet possa não ser a resposta completa para todas as suas necessidades de aprendizagem de línguas estrangeiras, ela pode ser um recurso tremendo em seus esforços para habla español, parlez francaise ou sprechenze Deutcsh. O prestígio, os ganhos financeiros, a satisfação pessoal, a inveja e as oportunidades que frequentemente se seguem ao conhecimento de uma língua estrangeira são incomparáveis. Por que você não começa hoje experimentando algumas dessas maneiras eficazes de usar a Internet para aprender um idioma. Certifique-se de ler o artigo complementar “Seis truques rápidos para aprender um idioma” em: http://EzineArticles.com/?id=72718 A propósito, se você encontrar Cochimi, Cibemba ou Kukapa, por favor me avise – ainda estou procurando.

reisrobe

Share
Published by
reisrobe

Recent Posts

Aprender alemão – veja alguns conselhos úteis

Aprender alemão – veja alguns conselhos úteis

• A primeira tarefa, devemos atribuir a nós mesmos para aprender a pronúncia correta do…

11 meses ago
Aprendendo espanhol da maneira certa

Aprendendo espanhol da maneira certa

Aprender um idioma, espanhol incluído, pode ser muito fácil se você seguir os passos certos.…

11 meses ago
O que torna um idioma mais difícil ou mais fácil?

O que torna um idioma mais difícil ou mais fácil?

O que torna um idioma mais difícil ou mais fácil de aprender do que outro?…

11 meses ago

Como aprender inglês online

Sempre que desejar aprender inglês e fortalecer sua proficiência você pode facilmente fazer um tutorial…

11 meses ago
O Google aposta muito em idiomas indianos

O Google aposta muito em idiomas indianos

A gigante global anunciou recentemente uma série de produtos customizados para a comunidade indiana. O…

12 meses ago

Você sabe por que o inglês atingiu o status de língua internacional?

A maioria de vocês deve concordar com o fato de que, onde quer que vá…

12 meses ago
Rolar para cima