O relógio começa a contar
A partir de amanhã de manhã, você vai praticar inglês, espanhol, francês ou outra língua estrangeira. Nos 6 dias seguintes, durante 8 horas por dia, você trabalhará na gramática, pronúncia, assistirá vídeos e ouvirá materiais de áudio. Você escreverá notas curtas, listas de compras e jogará na língua estrangeira de destino. Tudo bem – MAS – daqui a uma semana, é realmente razoável pensar que você será fluente em inglês, espanhol, francês, árabe, chinês ou qualquer outra língua estrangeira?
Claro que não.
Você poderia aprender muito?
Sim.
Você consegue gerenciar palavras e frases-chave?
Certo.
Você poderia conduzir uma “conversa” muito básica com alguém na língua estrangeira?
Possivelmente.
Mesmo assim, muitos institutos de idiomas e programas de línguas estrangeiras dão aos futuros alunos a impressão de que em 48 horas, um fim de semana ou uma semana, eles podem “falar” a língua estrangeira de sua escolha. Isso é enganoso para os alunos, mas geralmente bastante lucrativo para o instituto de línguas ou os diretores do programa.
Que triste.
Aprender qualquer língua estrangeira não é uma tarefa fácil, rápida ou simples. A verdadeira mestria, se realmente vier de verdade, pode exigir anos de prática e esforço árduo. Isso não precisa ser um assunto enfadonho e enfadonho. Os alunos de línguas estrangeiras podem e devem aproveitar a maior parte do processo. Eles devem aplicar continuamente suas habilidades de melhoria contínua na língua estrangeira para conversar com amigos e vizinhos, realizar tarefas da vida cotidiana, interagir com os locais falantes da língua-alvo no trabalho, fazer compras, experimentar uma variedade de alimentos e, em geral, absorver a cultura associado ao idioma estrangeiro de destino.
Habilidade Funcional
Ao considerar ou continuar a aprender uma língua estrangeira, você não deve dar atenção a alegações ultrajantes de aquisição super-rápida de uma língua estrangeira. Em vez disso, concentre-se no desenvolvimento da capacidade funcional.
Você pode pensar, por exemplo, você pode:
o Pedir ou dar instruções?
o Diga a hora?
o Comprar e barganhar os bens adquiridos?
o Realizar um banco ou outra transação financeira?
o Apresente-se?
o Pedir comida e bebida em um restaurante ou na rua?
o Barganhar com um vendedor ambulante?
o Conversar com um estranho?
Ao focar no que você pode fazer na língua estrangeira, você mudará sua visão de sua aquisição para o progresso de longo prazo vs. progresso de curto prazo, aproveitando o desenvolvimento de suas habilidades ao longo do caminho.
Então, a partir de amanhã de manhã, você vai praticar inglês, espanhol, francês ou outra língua estrangeira. Nos 6 dias seguintes, durante 8 horas por dia, você trabalhará na gramática, pronúncia, assistirá vídeos e ouvirá materiais de áudio. Você escreverá notas curtas, listas de compras e jogará na língua estrangeira de destino. Só que desta vez você estará focado no desenvolvimento de suas habilidades funcionais – isto é, o que você será capaz de fazer em seu idioma de destino.
Não, você não pode aprender um idioma estrangeiro em 48 horas, mas pode dar alguns passos em direção a uma maior fluência.
Por Larry M. Lynch